Diversos fatores podem estar relacionados como causa de infertilidade na mulher, destacando-se a idade avançada (acima de 35 anos), sequelas de doenças que produzem alterações na anatomia da pelve, formação de aderências (cicatrizes) ou obstrução das trompas uterinas – como nos casos de infecções por doenças sexualmente transmissíveis (gonorreia e clamídia), endometriose, antecedente de cirurgias pélvicas, etc.
Problemas na ovulação (disovulia) ou ausência de ovulação (anovulação) são encontrados em situações onde existe algum tipo de disfunção hormonal como a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos, hipotireoidismo, hiperprolactinemia, entre outros.
A falência ovariana precoce pode ser conseqüente a tratamento quimioterápico ou radioterápico prévio e é devida à destruição de células germinativas. Sabe-se que a mulher nasce com uma reserva de óvulos limitada nos ovários, e estes óvulos serão liberados a cada ciclo menstrual para que possa ocorrer a gravidez naturalmente.
No momento que esta reserva ovariana esgotar, a mulher entra na fase da menopausa, ou seja, parada das menstruações e a impossibilidade de gestar com seus próprios óvulos.
Os principais fatores que podem determinar uma infertilidade de causa masculina estão diretamente relacionados a alterações no sêmen.
Rua Blumenau, 64 - Sala 1106 - Edifício Adville - Joinville - SC
(47) 3455-5298 | (47) 3423-2355 | (47) 98824-2284