Esta técnica está indicada naqueles casos de alteração seminal grave ou azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado), pois aqui não há uma quantidade suficiente de espermatozoides viáveis para a fertilização in vitro convencional. No caso da azoospermia, programa-se uma punção ou biópsia do epidídimo, ou testículo, na tentativa de recuperação de espermatozoides.
Também pode ser indicada a ICSI nas falhas de fertilização com a técnica convencional. Isso pode ocorrer em pacientes com idade avançada, oócitos com espessamento da zona pelúcida ou na endometriose no seu grau mais severo. Nessa técnica, os gametas masculino e feminino são micromanipulados no laboratório, isto é, com um sistema constituído por um microscópio invertido e os micromanipuladores adaptados.
Uma microscópica agulha de vidro apreende o oócito de um lado, enquanto, uma outra agulha, do lado oposto, imobiliza e aspira um único espermatozoide para posterior introdução dentro do citoplasma do oócito.
A manipulação dos gametas é realizada em placas especiais contendo gotas de meio de cultivo imersas em óleo. Esta maneira "forçada" de fertilização revolucionou a reprodução assistida no mundo e praticamente solucionou a quase totalidade dos casos de infertilidade por fator masculino.
Com isso, as taxas de fertilização são um pouco superiores em relação à fertilização in vitro convencional, ficando em torno de 70 à 85% dos óvulos maduros. As demais etapas do tratamento, assim como as taxas de gestação, são semelhantes à fertilização in vitro convencional, isto é, utiliza-se o mesmo protocolo para indução da ovulação, punção folicular e transferência embrionária, com os mesmos resultados clínicos de gravidez.
Esta modalidade de Fertilização in vitro está principalmente indicada nos casos onde a mulher não possui mais óvulos em seus ovários ou pacientes com idade avançada.
Quando o casal é submetido à Fertilização in vitro com indução medicamentosa da ovulação, poderá ocorrer e sobra de embriões no laboratório.
O congelamento terapêutico de sêmen é oferecido ao paciente prévio aos casos de vasectomia, cirurgias oncológicas ou previamente a tratamentos quimioterápicos.
Rua Blumenau, 64 - Sala 1106 - Edifício Adville - Joinville - SC
(47) 3455-5298 | (47) 3423-2355 | (47) 98824-2284